quinta-feira, 22 de novembro de 2007

Relatório da Visita técnica a Ouro Preto

Saímos da Faculdade no dia 10 de novembro em direção a cidade de Ouro Preto, com o intuito de realizar uma visita técnica da disciplina de Educação Patrimonial e Turismo, ministrada pelo professor Frederico Canuto.

A proposta do professor era que a turma se dividisse em equipes e que cada grupo se desloca-se em destinos diferentes em busca de conhecer as casas por dentro, analisando na pratica a arquitetura dos séculos passados e aproveitando a oportunidade para conversar com a comunidade local.

Para isso, o processo de escolha foi a partir da numeração das casas que tinha o número sete no final. A partir desta seleção visitamos cinco casas as quais fomos bem recebidos e tivemos a oportunidade de bater um papo bastante enriquecedor, pois os moradores contavam varias históricas e experiências vivenciadas tanto na cidade como em outras localidades.

A primeira visita marcante foi na casa da Dona Maria da Conceição, uma residência enorme, que já foi pensão no passado mais atualmente só vivem ela seu esposo e uma pessoa que ajuda na limpeza e arrumação da casa. A senhora foi super receptiva e nos contou sobre o dia-a-dia da cidade de Ouro Preto.




Visitamos também uma republica feminina onde vivem nove estudantes de diferentes cursos e cidades. Apenas a estudante de farmácia chamada Nayara nos recebeu, porque as demais estavam dormindo, pois no dia anterior havia ocorrido uma festa onde reúnem todos os estudantes da cidade.
Foi um bate-papo rápido mais que conseguimos perceber vários pontos de vista da moradora, afirmou que apesar de estar vivendo em Ouro Preto não gosta da cidade e pretende mudar assim que puder. Mas esta satisfeita com a instituição de ensino e pretende concluir os estudos lá mesmo.

Durante o trajeto, conversamos bastante sobre diversos assuntos, tiramos varias fotos, foi uma visita super bacana.
A última visita que relato e a casa da Senhora Liria, uma moradora que gosta muito da cidade de Ouro Preto e que vive numa casa de quase 200 anos onde viveram seus bisavós e atualmente mora com a mãe, tia e uma senhora que cuidava da casa e que passou a ser considerada da família.

Durante a alta temporada na cidade, ela aluga quartos para os visitantes e aproveita para tirar uma renda extra.

A fachada da casa não chama muito a atenção, mas o interior e surpreendente, possui móveis e objetos que marcam um passado e mostra uma vida inteira. No fundo do terreno possui uma grande área verde que começou a ser cultivada por sua família a anos e que hoje ela cuida e pretende junto com órgãos responsáveis preservar esta área verde.

Ao final das visitas os grupos foram se encontrando na praça principal onde trocamos as experiências que cada grupo teve durante seu percurso foi bem interessante e diferente a experiência de cada grupo.

Nenhum comentário: