
11/09 - Bahia divulga turismo étnico nos EUA
Em visita aos Estados Unidos, onde conferiram de perto o sucesso do Brazilian Day, o secretário de Turismo Domingos Leonelli e a presidente da Bahiatursa, Emília Silva, reuniram-se com representantes do trade turístico, entidades de movimentos negros e autoridades americanas como o senador Schumer, do Partido Democrata americano.Eles mostraram o interesse em dinamizar o turismo étnico entre a Bahia e os Estados Unidos, incluindo a captação de novos vôos. O objetivo é trazer à Bahia, negros americanos para conhecer de perto as raízes africanas comuns aos dois povos, sobretudo em Salvador e no Recôncavo baiano.
http://www.brasildemochila.com/noticias
Análise - Turismo étnico - São fenômenos sociais que refletem as tendências positivas de identificação e inclusão de certos indivíduos em um grupo. Para caracterizar um grupo étnico, deve se remeter a noções de origens, historias, cultura e, até, raça comuns. Assim, é importante destacar a instrumentalidade dos itens de cultura exibidos pelo grupo étnico como sinais diacríticos, ou seja, como suas marcas culturais (historicas, etc.) Caracteristicas e que os definem por oposição a outros grupos.
Proposta - Resgatar, trazer de volta "identidades ameaçadas" que muitas vezes podem buscar uma renovação de tradições em grupo, em apoio a um sentido de identidade única que, muitas vezes, pode unir as pessoas a um passado talvez mais glorioso que o presente. Buscando então, de uma forma distinta um turismo diversificado. orem
links relacionados:
http://www.mundonegro.com.br/
http://www.fundacaocultural.ba.gov.br/
http://www.sct.ba.gov.br/
http://www.spnoticias.net/
http://www.modevida.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário