quinta-feira, 20 de setembro de 2007

[P03] Religiosidade


Guaratinguetá prepara-se para canonização de Frei Galvão

A produção das famosas pílulas do Frei Galvão cresceu 50% depois que o Vaticano reconheceu um segundo milagre atribuído ao frade. Todo mês, a Irmandade Frei Galvão produz cerca de 90 mil unidades para o Brasil e até para o exterior. Produzidas a partir de papel higienizado e distribuídas gratuitamente, as pílulas trazem a frase "Após o parto, ò virgem mãe de Deus, permaneceste inviolada. Intercede por nós", atribuída ao religioso. A cidade se organiza agora para a visita do Papa e para um aumento de pelo menos 50% no número de turistas, hoje em média de 3 mil a 4 mil pessoas por mês. Em parceria com o escritório regional do Sebrae, as secretarias de Turismo e Cultura do município preparam os santuários, os principais locais de visitação e o comércio local para a chegada dos novos turistas, que deverão aumentar não só com a visita do Papa como durante todo o ano.
Guaratinguetá tem cerca de 115 mil habitantes e vive basicamente do comércio e das indústrias instaladas. Ferreira diz que a canonização de Frei Galvão trará um novo viés para a economia local.

Análise – Com o reconhecimento e aprovação da produção das pílulas do Frei Galvão que será o primeiro santo brasileiro, houve uma crescente demanda da religiosidade e procura das pílulas que são distribuídas gratuitamente, em homenagem ao santo. A partir desta canonização que foi anunciada durante o consistório ordinário público, ou seja, reunião dos cardeais presentes em Roma, ocorreu uma alta demanda de turistas na cidade de Guaratinguetá que vive praticamente do comercio local. Portanto cria-se então um novo meio de crescimento da economia local, através da atividade turística que poderá vir a ser explorada.

Proposta – Criar cursos de treinamentos junto com as redes hoteleiras já existentes e o comercio local sobre qualidade de atendimento, manipulação de alimentos, formação de preços, com o objetivo de oferecer um turismo de qualidade e experiência, mantendo os visitantes na cidade por mais tempo. A partir desta proposta cria-se também a possibilidade de criar novos atrativos e trabalhar co os os atrativos naturais já existentes.

Nenhum comentário: